Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI)

PPCI

Plano preventivo com medidas de prevenção contra incêndio e de combate ao fogo

Desenvolvemos projetos de prevenção e combate a incêndio atendendo as leis estaduais e nacionais de forma criativa e prudente, adotando as de medidas preventivas considerando as peculiaridades de cada imóvel e uso de forma a ter projetos econômicos e seguros. 

O projeto Legal de PPCI engloba todas as medidas preventivas necessárias de combate a incêndios na linguagem que as Resoluções Técnicas do Corpo de Bombeiros determinam para a aprovação e vistoria da obtenção do APPCI (Alvará de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio). 

Os processos de aprovação no Corpo de Bombeiros podem ser acompanhados pelos nossos clientes instantaneamente, trabalhamos com muita transparência e comprometimento. 

O projeto Executivo de PPCI engloba detalhes construtivos para a execução das medidas preventivas e de combate a incêndio, desenvolvemos nossos projetos executivos em metodologia BIM.

Medidas preventivas usuais dos projetos de PPCI:

Saiba mais

PPCI quer dizer Plano de Prevenção Contra Incêndio e é um plano preventivo de uma edificação onde são projetadas medidas de prevenção contra incêndio e de combate ao fogo.

O PPCI é muito importante para a segurança dos ocupantes de uma edificação e também para a valorização patrimonial. 

PPCI é um processo que contém os elementos formais, que todo proprietário ou responsável pelas áreas de risco de incêndio e edificações deve encaminhar ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. 

O PPCI pode ser aplicado em todas as edificações e áreas de risco, exceto as enquadradas no CLCB, no PSPCI e edificações com procedimento administrativo próprio, reguladas pelo RTCBMRS específicas .

Ele deve ser elaborado e executado por profissional habilitado no sistema CONFEA/CREA ou CAU para a elaboração e execução de projetos e obras de atividades relacionadas à segurança contra incêndio. 

PSPCI quer dizer Plano Simplificado de Prevenção e Proteção Contra Incêndio 

É um processo destinado a estabelecimentos que de acordo com a classificação da ocupação, grau de risco de incêndio, a área e altura da edificação apresentam menor probabilidade de grandes danos em caso de incêndio. Além disso, as medidas para proteção contra incêndio do prédio são de fácil dimensionamento e instalação. 

Para edificações com risco baixo, o plano poderá ser executado pelo proprietário ou responsável pelo uso.  

Já edificações com risco de carga de incêndio médio, o plano deverá ser elaborado e executado por profissionais habilitados no sistema CONFEA/CREA ou CAU. 

O PSPCI se aplica em edificações de até 750m² de área total edificada, de até 3 pavimentos e classificação de grau de risco de incêndio baixo ou médio. 

Em locais de reunião de público com grau de risco de incêndio médio ou alto, centrais de GLP, edificações de atividades como postos de abastecimento, estacionamentos náuticos e abrigos para aeronaves. 

CLCB quer dizer CERTIFICADO DE LICENCIAMENTO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR. 

Se enquadrada nesta modalidade de licenciamento as edificações com área total de até 200 m², que possuam até 2 pavimentos,  ser classificada com grau de risco de incêndio baixo ou médio, não possuir depósito ou áreas de manipulação de combustíveis, inflamáveis, explosivos ou substâncias com alto potencial lesivo à saúde humana, ao meio ambiente ou ao patrimônio, tais como: peróxidos orgânicos, substâncias oxidantes, substâncias tóxicas, substâncias radioativas, substâncias corrosivas e substâncias perigosas diversas, não possuir mais de 26 kg de GLP e não possuir subsolo com área superior a 50 m². 

Excetuam-se: Divisões F-5, F-6, F-7, F-11, F-12, G-3, G-4, G-5 e G-6, e nos grupos L e M conforme as Tabelas constantes em Decreto Estadual. 

Muitos imóveis não passam na vistoria dos bombeiros para a obtenção do APPCI, isso ocorre com muita frequência. Os proprietários, síndicos e administradores, muitas vezes, desconhecem o motivo.  

Por que isso ocorre tanto?  

Na grande maioria das vezes o problema está na execução do projeto, ocorre muitas vezes a falta do acompanhamento técnico de um engenheiro(a) ou arquiteto(a). 

Somente estes profissionais têm capacidade técnica de orientar a execução e fazer adaptações do projeto. 

É muito importante que o projeto e execução de prevenção sejam corretos, efetivos e harmoniosos. 

A CRK Studio de Engenharia propõe um trabalho sério, funcional e que a estética do ambiente seja agradável a seus ocupantes. 

O Incêndio é extremamente perigoso para seres vivos e para a estrutura de edificações, sabemos que existem três elementos essenciais envolvidos no processo de produção do fogo: calor, oxigênio e combustível. Para cessar um incêndio é necessário acabar completamente com um desses elementos.  

um incêndio é necessário acabar completamente com um desses elementos.  

Um dos principais e mais eficazes meios de combater o fogo é o extintor de incêndio. É essencial conhecer e identificar bem o incêndio que se vai combater, antes de escolher o extintor, um erro na escolha pode tornar inútil o esforço de combater o fogo, podendo até piorar a situação. Portanto, saiba mais sobre esse tema que é tão importante em um projeto de prevenção. 

Os principais tipos de extintores são os seguintes:  

 

  • Extintor H2O: água na forma líquida (jato ou neblina);  
  • Extintor à base de Espuma: espuma mecânica;  
  • Extintor de Dióxido de carbono (CO2);  
  • Extintor Pó químico: bicarbonato de sódio. 

Classes de incêndio:  

A – Materiais como madeira, papel, tecido, que se caracterizam por deixar, após a queima, resíduos como carvão e cinza. Essa classe de incêndios deve ser combatida com extintores de H2O ou de Espuma;  

B – Líquidos e gases inflamáveis, ou em sólidos que se liquefazem para entrar em combustão: gasolina, GLP (gás de cozinha), parafina, etc. Os extintores à base de água não são permitidos nesse caso;  

C – Equipamentos elétricos energizados: motores, geradores, cabos, etc. Extintores de pó químico e Dióxido de carbono são os indicados para esse tipo de incêndio.  

BIM significa Building Information Modelling, ou Modelagem da Informação da Construção. Essencialmente, um software BIM permite que seja criado um modelo digital inteligente da edificação onde é possível visualizar as interferências entre as instalações, estruturas e arquitetura. 

A CRK Studio de Engenharia em parceria com colegas da arquitetura e estruturas vem desenvolvendo projetos completos gerando: 

  • Maior previsibilidade orçamentária; 
  • Planejamento assertivo; 
  • Melhor entendimento executivo; 
  • Menor desperdício; 
  • Menor custo da obra.