Projeto de instalações hidrossanitárias prediais

Projeto de instalações
hidrossanitárias prediais

Desenvolvimento
de projetos

CRK Studio de Engenharia e sua equipe atuam no desenvolvimento de projetos complementares hidrossanitários de rede de água fria, rede de água quente, rede de esgoto cloacal, rede de esgoto pluvial, rede de reuso de águas e reservatórios de amortecimento de águas pluviais. 

Realizamos os processos de aprovação em aeroportos, prefeituras, DMAE, DEP, CORSAN, FEPAM e shoppings centers. 

Desenvolvemos nossos projetos complementares de instalações hidrossanitárias na metodologia BIM assim podemos realizar projetos assertivos, prevendo interferências entre disciplinas e apresentando soluções previas à execução.

Saiba mais

Já sabemos que o projeto arquitetônico é muito importante para a construção, ele possibilita melhor aproveitamento do espaço, segurança e conforto. Mas você sabia que existem outros tipos de projetos que o complementam e são tão indispensáveis quanto?  

Os projetos complementares são projetos que completam o projeto arquitetônico e muitos deles são indispensáveis e obrigatórios na hora de construir ou reformar. 

Apesar de serem “complementares”, eles desempenham funções imprescindíveis para a correta execução da obra, bem como para seu bom desempenho, mesmo depois de finalizada. 

Quando bem elaborados, os projetos complementares são decisivos no sucesso da obra e evitam possíveis danos que possam ocorrer na edificação. 

Vamos listar alguns projetos complementares: 

-Estrutural: Dimensionamento da estrutura que sustenta a edificação, fundação, pilares, vigas e lajes; 

-Hidráulico: Instalações e componentes hidrossanitários, distribuição de água fria, água quente, esgoto e água pluvial ao longo da edificação; 

-Elétrico: Detalhamento das instalações elétricas, pontos de utilização, trajeto dos condutores, circuitos e distribuição; 

-Proteção contra incêndios: Conjunto de ações que garantem a segurança das pessoas em um espaço e previnem a expansão de focos de incêndio. 

-Luminotécnica: Planejamento da iluminação do ambiente de forma funcional, tipos de lâmpadas e luminárias, localização e distribuição; 

-Automação: Controla as atividades e equipamentos, sistemas de iluminação, temperatura do ambiente e entretenimento; 

– Acessibilidade:  Este projeto assegura o direito de ir e vir, e ainda de usufruir dos mesmos ambientes que uma pessoa sem necessidades especiais. 

O decreto municipal 18.611 da PMPA nos informa que toda nova ocupação urbana deverá considerar a aplicação do conceito de desenvolvimento urbano de baixo impacto, por meio da implantação de técnicas que privilegiem a infiltração e a reservação das águas pluviais.  

Todo imóvel com área de terreno superior a 600m², não sendo habitações unifamiliares, devem possuir reservatório de amortecimento pluvial em Porto Alegre – RS. 

Atuamos no desenvolvimento de projetos criativos e sustentáveis é possível captar as águas das chuvas, por exemplo, podendo ser facilmente estocada em cisternas e reservatórios de água para ser usada na irrigação dos jardins, limpeza de áreas externas ou uso em vasos sanitários. 

Sim, em Porto Alegre, o reaproveitamento das águas das chuvas, para fins de uso não potável, será exigido nas edificações industriais e comerciais que apresentarem individualmente área de cobertura ou telhado igual ou superior a 500m² (quinhentos metros quadrados) para atender a Lei 10506/08 e decreto 16305/09. 

A medição individualizada de água se tornou obrigatória em julho de 2021 através da Lei Federal nº 13.312/2016. 

Projetos complementares específicos para clínicas odontológicas exigem uma atenção especial principalmente no modelo e marca da cadeira odontológica onde existem redes de instalações elétricas, lógica, água, esgoto cloacal e ar comprimido. Em Bim é diferente! Cada detalhe é visualizado. 

As instalações de equipamentos para restaurantes e cafés possuem muitas particularidades, diferente do que estamos acostumados com os nossos aparelhos domésticos, estes equipamentos podem necessitar de pontos de água e de esgoto em posições inesperadas, saídas de esgoto resistentes à vapor, caixas de gordura e dimensionamento adequado dos circuitos elétricos, são questões muito importantes para a segurança e funcionamento adequado da operação. Como exemplo: os fornos combinados que reúnem a tecnologia de vapor e ar quente no cozimento de alimentos com isso necessitam de rede de esgoto cloacal resistente à altas temperaturas e ponto de água fria, precisamos estar atentos ao modelo e marca de cada equipamento.